quinta-feira, 15 de maio de 2014



Dicas de como cuidar de sua mini horta!

Após a brotação, se houver muitas mudinhas, faça um desbaste, ou seja, retire algumas delas (as mais fracas) para que haja espaço para as outras se desenvolverem fortes e saudáveis.
* O ciclo de cada tempero varia (observe detalhes no verso das embalagens das sementes), mas, basicamente, coincide com o tempo necessário para o tradicional cultivo em hortas e canteiros.
* A irrigação segue a regra básica: molhe as plantas diariamente, no início do dia ou no final da tarde. Importante: Procure não colocar muita água, para não deixar o vaso encharcado e correr o risco de surgir doenças e/ou pragas em suas plantas.
* Os principais inimigos dos temperos são os fungos e as cochonilhas.
Os fungos podem ser evitados tomando cuidado para não exagerar nas regas. Muita umidade favorece seu surgimento.
Já as cochonilhas são pequenos insetos que se alojam geralmente na parte inferior das folhas, sugam a seiva da planta e liberam uma substância que deixa as folhas com aparência de enceradas, atraindo fungos e formigas.
Elas podem ser combatidas com receitas naturais, como calda de fumo, chá de cavalinha e emulsão de óleo. 

E alem de tudo você também pode fazer o composto nutritivo em sua própria casa com resto de alimentos como.

Restos de frutas, legumes e verduras podem ser utilizados no composto caseiro. A vantagem sobre os comprados é a economia e a reciclagem. Podem ser preparados em bandejas plásticas com cerca de 10 cm de altura furadas várias vezes. Deve ser colocado um recipiente para recolher o chorume (líquido desprendido da composteira). O material orgânico depositado na bandeja deve ser coberto com uma fina camada de terra e umedecido para haver a decomposição. Recomenda-se revolver às vezes e molhar sempre que faltar umidade. Cobrir com UM PANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário